Novembro Azul: cirurgia para retirada da próstata por câncer cai mais de 20% no SUS na pandemia

Novembro Azul: pandemia impactou em cirurgias, diagnóstico e consultas — Foto: Pixabay/Divulgação

Além do tratamento, o diagnóstico da doença também sofreu com a pandemia. Identificar o câncer de precocemente é fundamental para o tratamento e cura.
 
Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) nesta segunda-feira (1º) mostram que a pandemia de Covid-19 impactou nas cirurgias para retirada da próstata por câncer. Segundo a SBU, houve uma redução de 21,5% na comparação entre 2019 e 2020.
 
Além do tratamento, o diagnóstico da doença também sofreu com a pandemia – houve queda de 27% de exames de PSA e de 21% de biópsias de próstata. O número de consultas urológicas no Sistema Único de Saúde (SUS) também caiu 33,5%.
 
Para o presidente da SBU, Antonio Carlos Pompeo, a queda nos números é preocupante. “É muito importante que os homens tenham acesso à informação, às consultas de rotina e também que recebam seu diagnóstico. Essa fuga do médico vai causar um efeito de mais diagnósticos tardios em longo prazo", alerta.
 
Câncer de próstata
 
Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos para 2021, porém muitos podem nem ter sido diagnosticados.
 
Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), também obtidos pela SBU, mostram que a mortalidade por câncer de próstata aumentou cerca de 10% em cinco anos, subindo de 14.542 (2015) para 16.033 (2019).
 
Veja os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença:
 
- Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio
- Homens da raça negra
- Obesidade
 
Homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.
 
Fonte: G1 - Saúde
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads