Brasil registra 5,6 óbitos por aids a cada 100 mil habitantes

 

O Brasil está perdendo a batalha contra dois dos principais indicadores de aids: o número de novos casos e as mortes pela doença. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que as taxas registradas no ano passado de infecções e de óbitos são praticamente as mesmas relatadas há dez anos. É como se todo o avanço científico nesse período não tivesse trazido benefícios ao País.
As taxas de mortalidade cresceram nas Regiões Norte e Nordeste e caíram no Sudeste, entre 2005 e 2015. Como consequência, a estatística nacional fica inalterada. São 5,6 óbitos a cada 100 mil habitantes. A diretora do departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, atribuiu o problema sobretudo a falhas de atendimento em determinadas regiões e ao diagnóstico tardio.
Uma das estratégias do governo para reverter esse quadro é tentar antecipar o diagnóstico e o início do tratamento de pacientes. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, as pessoas que resistem ao tratamento “merecem apoio psicológico e espiritual”. Ele afirmou haver ainda preconceito em relação à doença: “Muitos jovens temem o bullying dos colegas”. Para o coordenador de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Juan Raxach, o problema é fruto sobretudo das lacunas de informação relacionadas à aids. “Um exemplo emblemático é o Rio Grande do Sul, que concentra dados epidemiológicos alarmantes. No Estado mais afetado, praticamente não existem campanhas de conscientização, ações educativas, distribuição de preservativos, nada”, comentou.

Fonte: Correio Braziliense: http://www.correiobraziliense.com.br/…/brasil-registra-5-6-…

 

Bionuclear - ML ANÁLISES ESPECIALIZADAS LTDA

Rua São José, 89

14010

(16) 3636-2796

photo BioNuclear - Laboratório de Exames - Sexagem Fetal, Paternidade, DNA, Laboratório, Mineralograma, Exame, Sangue, Gravidez - Ribeirão Preto - SP
Work:
Rua São José, 89
Ribeirão Preto,SP   14010
Work:(16) 3636-2796