Que terapia antidepressiva você escolheria? A proteína C reativa poderia lhe dar uma resposta

Níveis basais de proteína C reativa (PCR) parecem atuar como um biomarcador de respostas individuais a inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs) em pessoas com transtorno depressivo maior.
 
Em um estudo com mais de 100 pacientes com depressão, os níveis séricos da PCR previram a resposta à monoterapia com escitalopram ou à terapia com escitalopram mais bupropiona. Concentrações basais baixas da PCR foram associadas a maiores reduções na gravidade da depressão com a monoterapia, enquanto participantes com níveis maiores tinham uma resposta melhor ao tratamento combinado. No caso de pacientes com PCR <1 mg/l, 57% alcançou remissão com monoterapia em comparação a menos de 30% na terapia combinada. Em contraste, entre aqueles com PCR ≥ 1mg/l, metade respondeu ao escitalopram mais bupropiona em comparação a um terço ao escitalopram isoladamente.
 
Os achados, apresentados no periódico Psychoneuroendocrinology , poderiam pôr um fim à abordagem de tentativa e erro na seleção de medicamentos antidepressivos. “Atualmente, nossa seleção de medicamentos para depressão não vale mais do que jogar uma moeda e, ainda assim, é o que fazemos. Temos agora uma explicação biológica para guiar o tratamento da depressão”, disse o autor principal, Dr. Madhukar Trivedi. Além disso, como a PCR pode ser determinada por meio de um simples exame de punção digital, o Dr. Trivedi indicou que os achados podem ser facilmente levados à prática clínica.

fonte:News release: Blood test unlocks new frontier in treating depression. UT South Western Medical Center. 29 March 2017. http://www.utsouthwestern.edu/newsroom/news-releases/year-2017/mar/biomarkers-trivedi.html
Jha MK, et al. Can C-reactive protein inform antidepressant medication selection in depressed outpatients? Findings from the CO-MED trial. Psychoneuroendocrinology April 2017; 78: 105-113.
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads