Níveis mais elevados de tiroxina ligados a um risco mais elevado de aterosclerose

Os achados vêm do primeiro estudo para investigar a relação entre a função da tireoide e as manifestações clínicas e subclínicas da aterosclerose.

Uma nova pesquisa sugere que pessoas de meia idade e idosas com níveis mais elevados de tiroxina livre (FT4) têm uma probabilidade maior de desenvolver aterosclerose.
 
Em um estudo prospectivo, pesquisadores examinaram dados relacionados a 9.231 pessoas com idade média de 64,7 anos do Estudo Rotterdam , observando a associação entre a função da tireoide e a aterosclerose subclínica, eventos ateroscleróticos e a mortalidade aterosclerótica.
 
Eles observaram que os níveis de FT4 estavam associados a um risco elevado de morbidade e mortalidade aterosclerótica, independentemente dos fatores cardiovasculares. Além disso, níveis mais elevados de FT4 estavam ligados a um risco mais elevado de aterosclerose subclínica.
 
“Nosso grande estudo de coorte de base populacional é o primeiro a investigar a relação entre a função da tireoide e as manifestações clínicas e subclínicas da aterosclerose. Esses achados sugerem que a medida do hormônio da tireoide pode ajudar a identificar indivíduos em risco para aterosclerose e pode ter implicações futuras na prevenção da morbidade e mortalidade aterosclerótica”, disse o autor principal do estudo, Arjola Bano. 
 
Os autores afirmaram que os resultados sugerem que a ligação entre a função da tireoide e a aterosclerose é mediada por fatores de risco cardiovascular ou vias alternativas ainda não exploradas.
 
Estes achados foram apresentados no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, ENDO 2017 , nesta semana.

fonte: Endocrine Society Press Release. People with higher thyroid hormone levels may be at greater risk for atherosclerosis. Endocrine Society. 2017 April 01 [Cited 2017 April 03] Available from: http://www.endocrine.org/news-room/current-press-releases/people-with-higher-thyroid-hormone-levels-may-be-at-greater-risk-for-atherosclerosis⁠⁠⁠⁠
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads