Equoterapia ajuda na socialização de crianças autistas

A terapia é indicada para portadores de vários tipos de transtornos
 
Equoterapia, é o nome da terapia com cavalos indicada na socialização e integração emocional e educacional dos portadores de diversos tipos de transtornos relacionados ao contato com o ambiente de vivência e com o outro. Entre eles está o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma doença que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões delas no Brasil. Suas causas ainda são desconhecidas e as questões que envolvem o transtorno são complexas.
 
Embora tenha se consolidado nos últimos anos, a terapia com cavalos ainda não é acessível, devido ao alto custo da prática e a falta do serviço em algumas regiões do país. Contudo, ela apresenta bons resultados. Ao alimentarem, escovarem e participarem do banho dos animais, os pacientes são estimulados em relação ao autocuidado, como as práticas alimentares e as de higiene pessoal.
 
O artigo das autoras Daniele Bender e Nicole Guarany, recém-publicado na Revista de Terapia Ocupacional da USP, tem o objetivo de estudar o efeito da equoterapia no desempenho social de crianças e adolescentes com autismo e comparar com aqueles que não passaram pelo tratamento.
 
Segundo Bender e Guarany, os cavalos são animais muito sociáveis e são capazes de responder a pequenos estímulos, e é exatamente por isso que são muito úteis no tratamento dessas crianças e adolescentes que têm na sociabilidade uma das suas maiores dificuldades. “É no contexto das relações sociais que emergem a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, o autoconhecimento e o conhecimento do outro”, explicam.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde: http://noticias.saudepublica.bvs.br/blog/terapia-com-cavalos-auxilia-na-socializacao-de-criancas-autistas/
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads