Extrato com maior concentração de fenóis antioxidantes pode combater colite e doença de Crohn

Extraído do bagaço da uva, produto poderá ser incorporado em alimentos
 
A pesquisadora e bióloga Isabela Martins, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), utilizou o bagaço da uva para desenvolver um extrato que pode ajudar a combater inflamações no intestino, como a colite e a doença de Crohn. Isabela preparou um pó a partir do bagaço seco da uva e chegou ao extrato após acrescentar a enzima tanase. O tratamento enzimático aumentou em 50% a concentração de fenóis antioxidantes na comparação com amostras sem tratamento, e o produto mostrou-se eficaz no combate a inflamações no intestino.
 
De acordo com a bióloga, o resíduo de uva, em si, já é muito rico em compostos antioxidantes, sendo que as enzimas foram utilizadas justamente para que se conseguisse quebrar esses compostos em outros menores, mais simples. Dessa forma, segundo ela, eles podem ser mais absorvidos no intestino.
 
A pesquisa foi feita para uma tese de doutorado, e foi concluída em um laboratório especializado em antioxidantes em Boston, nos Estados Unidos. Isabela contou que testou o extrato em células do intestino com processos inflamatórios e o resultado surpreendeu. “Após o tratamento com as enzimas nesse extrato, tivemos um aumento de aproximadamente 25% no efeito anti-inflamatório desses compostos”, destacou.
 
O intuito da pesquisadora é que a descoberta possa chegar ao alcance da população em breve. "A ideia seria transformar esse resíduo em um produto, um ingrediente, que possa ser incorporado em outros alimentos como pães, biscoito ou iogurtes. A ingestão desses produtos possivelmente teria um efeito preventivo contra doenças inflamatórias do intestino", afirmou.

Fonte: G1: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/extrato-do-bagaco-da-uva-ajuda-a-combater-inflamacoes-no-intestino-revela-pesquisa-da-unicamp.ghtml
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads