Obesidade está entre as maiores ameaças à saúde do brasileiro

Pesquisa divulga últimos resultados e inicia nova fase de exames que investigará determinantes de peso corpóreo
 
A obesidade e as complicações para a saúde relacionadas ao ganho de peso apresentam alta prevalência entre os brasileiros. As constatações são as mais preocupantes apontadas pela maior pesquisa epidemiológica da América Latina, o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil), período 2012-2014.
 
A obesidade está ligada a doenças crônicas como diabetes, hipertensão, arteriosclerose e colesterol alto, patologias responsáveis pelos maiores índices de mortalidade e morbidade do País. Segundo o professor Paulo Lotufo, coordenador da pesquisa, os mais jovens foram os que mais ganharam peso. Na média, os que tinham menos de 55 anos engordaram um quilograma durante o período em que foram avaliados. A cada três participantes, dois estavam acima do peso (com sobrepeso ou obesos); 20% eram diabéticos; um terço tinha pressão alta; e 58% apresentavam colesterol elevado.
 
O próximo passo dos exames será avaliar com mais profundidade dois determinantes do peso corpóreo: dieta e atividade física. Além da repetição de entrevistas e exames realizados nas etapas anteriores, serão feitos dois novos exames: um com actígrafo, um aparelho instalado na cintura para mensurar o sono e o movimento durante a semana e outro para indicar o escore de cálcio, marcador de aterosclerose - medidor de gordura nas paredes das artérias.
 
Para Lotufo, a saúde não depende somente do quanto a pessoa acumula de gordura, mas onde a gordura fica depositada no corpo. “Alguns estudos já vêm demonstrando que a deposição de gordura no abdome é menos prejudicial à saúde do que quando ela permanece em outras regiões”, comenta.

Fonte: USP: http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/obesidade-se-mantem-entre-maiores-ameacas-a-saude-do-brasileiro/
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads