Pesquisa alerta para relação entre pequenas alterações na tireoide e risco de doenças

Hipotireoidismo subclínico pode estar associado a problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2
 
Estudo realizado na Harvard Medical School (Estados Unidos), com participação do brasileiro Paulo Henrique Harada, clínico geral e cardiologista, pós-doutorando do Hospital Universitário (HU) da USP, analisou 3.321 mulheres e constatou que o risco de problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2 podem ter ligação com atividade da glândula tireoide apenas pouco abaixo do normal (hipotireoidismo subclínico) ou mesmo em níveis hoje considerados normais.
 
Harada explica que a tireoide, glândula localizada no pescoço, é responsável por regular a produção de energia do organismo e seu consumo. Ela trabalha de acordo com os estímulos do hormônio produzido pela hipófise, o TSH. “A tireoide produz o hormônio T4 Livre, que modula o metabolismo e tem efeito em todos os sistemas do organismo”, completa.
 
Esse TSH pode apresentar algum aumento mesmo em mulheres consideradas saudáveis. Com isso, constatou-se que essas mulheres podem apresentar subpartículas de colesterol e um marcador inflamatório associados a doenças cardiovasculares e ao diabetes. A revista científica Journal of the Endocrine Society publicou um artigo com os resultados dessa pesquisa.
 
Segundo o médico, o estudo teve o objetivo de identificar essa relação entre o hipotireoidismo subclínico e diversos marcadores de risco para essas doenças cardiovasculares e o diabetes, já que entre a comunidade científica não há um consenso sobre essa relação.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde: http://noticias.saudepublica.bvs.br/blog/pequena-alteracao-na-tireoide-tambem-traz-riscos-a-saude/

Bionuclear - ML ANÁLISES ESPECIALIZADAS LTDA

Rua São José, 89

14010

(16) 3636-2796

photo BioNuclear - Laboratório de Exames - Sexagem Fetal, Paternidade, DNA, Laboratório, Mineralograma, Exame, Sangue, Gravidez - Ribeirão Preto - SP
Work:
Rua São José, 89
Ribeirão Preto,SP   14010
Work:(16) 3636-2796