Ministério da Saúde e Anvisa lançam critérios para doação de sangue devido à febre amarela

 Moradores de cidades rurais com suspeitas da doença e que não tenham se vacinado tornam-se inaptos, entre outras recomendações

Quem deseja doar sangue e tiver sido vacinado para o vírus da febre amarela deve aguardar quatro semanas, a partir da data de vacinação, para a doação. Já os candidatos que foram infectados pelo vírus serão considerados inaptos para doar por um período de seis meses. As recomendações foram divulgadas por meio de Notas Técnicas conjuntas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. A medida inclui a triagem de doadores de órgãos e tecidos e visa a prevenção da transmissão do vírus da febre amarela.
 
As notas foram emitidas levando em consideração os recentes registros de casos de febre amarela silvestre em algumas regiões do Brasil, alertando para a necessidade de se considerar o risco de transmissão da doença por meio da transfusão sanguínea ou transplante, uma vez que existem relatos desse tipo de transmissão.
 
Candidatos à doação que vivam em áreas silvestres dos municípios com casos suspeitos ou confirmados de febre amarela e que não tenham sido vacinados serão considerados inaptos, bem como viajantes que foram a áreas de risco e que também não foram vacinados serão considerados inaptos por 30 dias após o retorno da área. A recomendação pede também que doadores comuniquem caso tenham algum sintoma da doença em até 14 dias após a doação.
 
“Até o momento, não existem informações seguras disponíveis sobre o tempo de inaptidão à doação de sangue após a recuperação completa quando o indivíduo tiver sido infectado pelo vírus da febre amarela”, diz a recomendação.

Fonte: BVS: http://noticias.saudepublica.bvs.br/blog/ministerio-da-saude-e-anvisa-lancam-novos-criterios-para-doacao-de-sangue-devido-a-febre-amarela/
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads