Estudo revela que 35% dos casos de demência, no Brasil, são do tipo vascular

Segundo informações da pesquisa, eles podem ser prevenidos com o controle de doenças crônicas.Um terço dos casos de demência no Brasil poderia ser evitado com o controle de doenças crônicas como hipertensão e obesidade. É o que indica o estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), depois da análise de 1.092 cérebros de pacientes com mais de 50 anos mortos na capital.
Os especialistas verificaram com parentes quantos dos pacientes tinham sintomas e diagnóstico de demência, chegando a 480. Ao analisar o tecido cerebral desses pacientes, os pesquisadores descobriram que em 50% dos casos a doença era causada pelo mal de Alzheimer, mas em outros 35%, a demência era do tipo vascular, portanto, associada a episódios de derrames geralmente causados por doenças evitáveis, como a hipertensão.
“A demência vascular pode ocorrer após um derrame grande, mas também acontece após repetidos episódios de pequenos derrames cerebrais, que muitas vezes não têm nenhum grande sintoma e podem passar despercebidos. Na maioria dos casos, esses derrames podem ser prevenidos com uma boa saúde vascular, ou seja, controlando a hipertensão, não fumando, praticando atividades físicas”, diz Claudia Suemoto, professora da disciplina de geriatria da FMUSP e uma das autoras do estudo, que foi publicado no periódico Plos Medicine.
O que chama atenção dos pesquisadores é que a proporção de demência do tipo vascular é maior no Brasil do que em outros países. “Estudos internacionais feitos principalmente nos Estados Unidos e na Europa mostram que a demência vascular corresponde a 20% dos casos nessas populações”, diz.

Fonte: Estadão: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,controle-de-doencas-cronicas-pode-evitar-1-em-cada-3-casos-de-demencia-no-brasil,70001749167
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads