Seriam os exames de sangue sua “zona de conforto”?

Embora os exames de sangue continuem a ser ferramentas diagnósticas importantes, especialistas têm argumentado que eles “podem estar funcionando como um conforto psicológico para médicos, mascarando a confiança excessiva em investigações ou confiança insuficiente no julgamento clínico”.
 
Em um novo artigo publicado no BMJ , Alastair Faulkner, do Hospital Ninewells, Dundee e colegas dizem que a facilidade de processar sangue e os custos reduzidos têm significado que a consideração cuidadosa das indicações para exames de sangue são coisa do passado.
Os autores argumentam que existe a necessidade de reconsiderar o que conta como “rotina” dizendo que eles acreditam que o “medo de deixar passar detalhes clínicos importantes e o potencial para litígio subsequente estão, intuitivamente, causando a solicitação desnecessária de exames”.
Eles apontam para o fato de que diversos artigos têm relatado que até 60% das investigações anormais documentadas nos prontuários médicos nem sequer resultam em investigações adicionais.
Eles escreveram que os médicos devem se perguntar se o exame fornece mais informações ou se o resultado de um exame irá alterar o tratamento do seu paciente antes de solicitar os exames de sangue. 
Sua conclusão foi que: “Como médicos, temos a obrigação de liderar a mudança na cultura como administradores eficientes dos recursos clínicos, sendo capazes de desempenhar um papel ativo na sustentabilidade de longo prazo dos nossos serviços de saúde.”

Fonte: Fonte: Faulkner, A et al. Should we abandon routine blood tests? BMJ 2017 April 26 [Cited 2017 April 26] http://blogs.bmj.com/bmj/2017/04/26/should-we-abandon-routine-blood-tests
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads