Combate ao Aedes pode ser mais eficiente durante o frio

Pesquisador da Fiocruz lembra que essa época é a melhor para lutar contra o inseto
 
O Aedes aegypti se prolifera com mais intensidade durante as estações mais quentes do ano, o que faz com que boa parte das pessoas só se lembre de eliminar os criadouros nesse período. Entretanto, de acordo com o pesquisador da Fiocruz Minas, Fabiano Duarte Carvalho, é quando caem as temperaturas que as medidas de controle podem ser mais eficazes, já que o ciclo reprodutivo do mosquito fica mais lento e, dessa forma, as ações voltadas para o combate terão um impacto maior.
“Sabemos que há casos de dengue e outras arboviroses o ano inteiro, o que significa que o mosquito está presente em todos os meses. Entretanto, este é um período em que há menos mosquitos em circulação e, com isso, é muito mais fácil combater os focos neste momento. É preciso aproveitar a fase em que o Aedes está mais fraco”, afirma o pesquisador.
Especialista em hábitos e comportamento do Aedes, Carvalho é um dos autores do artigo “Por que o Aedes aegypti pode ser considerado uma espécie de sucesso?”, publicado recentemente na Neotropical Entomology. Neste, é exposta uma série de fatores que favorecem a espécie e fazem com que o combate ao inseto seja um desafio para todos os países que sofrem com as doenças por ele transmitidas. “Os ovos podem eclodir em minutos quando imersos em água. A falta dela, entretanto, não representa a quebra desse ciclo de vida, uma vez que os ovos permanecem viáveis durante semanas, meses, podendo chegar a mais de 400 dias”, explica.

Fonte: Portal da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/combate-ao-aedes/52609-combate-ao-aedes-pode-ser-mais-eficiente-durante-o-frio

Bionuclear - ML ANÁLISES ESPECIALIZADAS LTDA

Rua São José, 89

14010

(16) 3636-2796

photo BioNuclear - Laboratório de Exames - Sexagem Fetal, Paternidade, DNA, Laboratório, Mineralograma, Exame, Sangue, Gravidez - Ribeirão Preto - SP
Work:
Rua São José, 89
Ribeirão Preto,SP   14010
Work:(16) 3636-2796