Tecnologia desenvolvida na Unicamp reduz efeitos da quimioterapia

Tecnologia desenvolvida na Unicamp reduz efeitos da quimioterapia
 
Com as nanopartículas, há redução de efeitos colaterais como queda de cabelo, náuseas, vômitos, entre outros.
 
Uma tecnologia, em escala laboratorial e desenvolvida pelo Instituto de Química da Unicamp, é promessa para reduzir os efeitos colaterais causados por tratamentos oncológicos. A patente foi depositada pela universidade junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). A patente consiste em um processo de obtenção de nanopartículas de sílica peguilhadas carreadoras de fármacos hidrofóbicos. Essa definição técnica faz referência a uma estratégia de nanomedicina para conduzir o fármaco, usado na quimioterapia, até as células cancerígenas presentes no paciente.
Como explica o doutorando Leandro Carneiro Fonseca, um dos autores, ao lado do Professor Oswaldo Luiz Alves e dos pesquisadores Diego Stéfani Teodoro Martinez e Amauri Jardim de Paula, atualmente os fármacos utilizados necessitam ser usados em grandes quantidades dada a insolubilidade entre eles e o sangue humano. Com o uso da tecnologia desenvolvida na USP, o fármaco é encapsulado e está presente em menor quantidade, por ser formado por nanopartículas. A sílica, por sua vez, garante uma maior eficiência no processo de transporte intravenoso do fármaco até a célula. “De uma maneira muito simplória, apenas para ilustrar, é como se a nanopartícula de sílica fosse um carro que transporta de maneira mais eficiente o fármaco até a célula sem que haja um desperdício do mesmo no percurso. Isso ocorre pois o nanocarro é solúvel no sangue e seu interior, onde o fármaco está contido, é hidrofóbico, permitindo a elevada retenção do quimioterápico. Dessa forma, é usada uma menor quantidade de fármaco, justamente porque a substância chega na quantidade adequada para o tratamento”, explica o pesquisador.

Fonte: Inova Unicamp: http://www.inova.unicamp.br/noticia/tecnologia-da-unicamp-reduz-efeitos-colaterais-da-quimioterapia/
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads