Níveis de vitamina D podem prever o risco de esclerose múltipla

Novos achados se somam às evidências de intervenções em saúde pública para melhorar os níveis de vitamina D.

vitamina, risco, níveis, estudo, achados, pública, intervenções, saúde, prever, podem, múltipla, mostram, esclerose, nResultados, melhorar, Novos, somam, evidências

Resultados de um novo estudo mostram que os níveis de vitamina D podem prever o risco de esclerose múltipla (EM). Os achados sugerem que corrigir a deficiência de vitamina D pode reduzir o risco futuro de desenvolver EM.

O estudo de mulheres finlandesas em idade fértil foi a maior investigação longitudinal desenvolvida até hoje para avaliar diretamente se os níveis de vitamina D em indivíduos saudáveis seriam preditores do risco de desenvolver EM.

Para a pesquisa, os cientistas conduziram um estudo prospectivo de caso-controle aninhado de mulheres na Coorte de Maternidade Finlandesa (Finnish Maternity Cohort, FMC) que haviam fornecido amostras de sangue, incluindo 1.092 mulheres posteriormente diagnosticadas com EM e 2.123 controles.

Os autores observaram que, com cada aumento de 50 nmol/l nos níveis séricos de vitamina D, o risco de desenvolver EM posteriormente durante a vida diminuía em 39%. Mulheres com níveis deficientes de vitamina D tinham um risco 43% maior de desenvolver EM em comparação a mulheres com níveis adequados de vitamina D e um risco 27% maior em comparação a mulheres com níveis insuficientes de vitamina D.

Escrevendo no Neurology, os autores disseram que os resultados apoiam diretamente a deficiência da vitamina D como um fator de risco para EM e fortalecem as justificativas para amplas intervenções de saúde pública para abordar a deficiência da vitamina D.

(Fonte: NCBI)
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads