Seu corpo não digere chiclete. O que acontece quando você o engole?

chicletes, crianças, levar, pedaço, chiclete, engolido, acreditam, muitos, sempre, pequenos, engulam, Enquanto, Responsáveis, alertam

Responsáveis por crianças sempre alertam seus pequenos para que eles não engulam chicletes. Enquanto muitos acreditam que um pedaço de chiclete engolido pode levar sete anos para ser digerido, outros pensam que ele pode entupir a passagem do bolo fecal no intestino. Mas o que realmente acontece com a goma-base quando ela passa pelo sistema digestivo?
 
A goma de mascar é feita de materiais naturais ou sintéticos, conservantes, aromas artificiais e adoçantes. O corpo consegue absorver adoçantes e açúcares, mas não consegue digerir a resina da goma.
 
O médico Michael Picco, da respeitada Mayo Clinic (EUA), responde à esta pergunta: “Se você engolir chicletes, é verdade que o seu corpo não consegue digeri-lo. Mas a goma não fica no seu estômago. Ela se move de forma relativamente intacta através do seu sistema digestivo e é excretada nas fezes”. A goma pode levar até 40 horas para deixar seu corpo, levando o mesmo tempo que os outros alimentos para serem excretados.
 
Quando ir ao médico?

Ou seja, apesar de a goma de mascar ser feita com objetivo de ser mascada, e não engolida, ela normalmente não é prejudicial à saúde. Em casos muito raros, em que crianças engolem uma grande quantidade e já têm problemas anteriores de constipação, essa bola de chicletes pode provocar um bloqueio no intestino.
 
Isso pode acontecer tanto por quem engole vários pedaços de goma de uma vez só quanto por quem engole pequenas quantidades em um período curto de tempo. O problema costuma ser pior se a goma é engolida junto com objetos estranhos como moedas e peças de plástico ou então com alimentos fibrosos que não são digeridos, como sementes de girassol.
 
Os sintomas de bloqueio incluem:
 
- dor abdominal;
- constipação;
- vômito;
- diarréia;
- inchaço abdominal;
- falta de apetite.

Se você acha que tem um bloqueio intestinal, procure ajuda médica. Pode ser necessário que o paciente passe por cirurgia para corrigir o bloqueio.
 
O maior perigo para crianças que engolem chicletes costuma ser o sufocamento, pela obstrução das vias aéreas. Este tipo de acidente é mais comum em crianças pequenas, de até quatro anos, por elas ainda não mastigarem bem e por terem a garganta pequena.
 
É por este motivo que o hábito de engolir chicletes deve ser desencorajado, especialmente em crianças. Crianças com menos de cinco anos devem ficar longe desta guloseima, uma vez que ainda não compreendem a importância de não engolir a goma e ainda não conseguirem mastigar e engolir muito bem. [Mayo Clinic, Healthline]
 
(Fonte: Hypescience)
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads